MARATONA CMI: El Salvador, Honduras, Costa Rica e México

Slider

A CMI não para e mais uma vez deu mostras disso!

Na noite do dia 25 de maio, o Secretário-Executivo da CMI, Geraldo Macedo, esteve acompanhado do Presidente da Comissão de Informação para Reconhecimento, Cassiano de Morais, na Gran Logia Cuscatlán de El Salvador. Recepcionados pelo Grão-Mestre, Oswald Hernandez Huerta, ambos foram convidados a proferirem palestras em benefício dos maçons presentes. O Irmão Geraldo Macedo realizou uma didática explanação sobre a CMI, sua história, funcionamento e trabalhos desenvolvidos. Já o Irmão Cassiano de Morais abordou sobre o funcionamento da Maçonaria no Brasil e no Mundo, apresentando as diversas instituições, confederações e conferências maçônicas atuais.

De El Salvador, a comitiva da CMI partiu para Honduras, onde ocorreu, no dia 27 de maio, uma reunião da Zona 3, que congrega as Grandes Lojas da América Central. Atenderam a essa reunião os irmãos: Efrén Molina Ramos, PGM (Costa Rica), Oswald Hernandez Huerta, GM (El Salvador), Christian Campbell, GM (Honduras), e Saúl Morales, GM (Guatemala).

Em seguida, teve início a solenidade em comemoração dos 100 anos da Gran Logia de Honduras, conduzida com maestria por seu Grão-Mestre, Christian Campbell. Além dos demais Grão-Mestres e autoridades da CMI já citadas, o evento contou com a participação do Grão-Mestre Adjunto da Gran Logia Simbólica del Paraguay, Roque Olitte Valdéz. Como parte da solenidade, ocorreu palestra do Past Grão-Mestre da Costa Rica, Efrén Molina, sobre os desafios da Maçonaria; e do Secretário-Executivo da CMI, Geraldo Macedo, intitulada “Conhecendo a CMI”.

De Honduras, o Secretário-Executivo da CMI e o Presidente da Comissão de Informação para Reconhecimento partiram para Costa Rica onde, no dia 30 de maio, foram recebidos na sede da Gran Logia de Costa Rica pelo Grão-Mestre, Gunnar Nuñez Svanholm, onde fizeram visita ao Museu Maçônico e realizaram palestras para os maçons da jurisdição.

A passagem pela Nicarágua, infelizmente, teve que ser cancelada, por recomendação da Gran Logia de Nicaragua, considerando o atual cenário de instabilidade sociopolítica que o país enfrenta.

Então, de Costa Rica, os irmãos Geraldo e Cassiano partiram para o México, para as comemorações dos 160 anos da Gran Logia “Valle de México”, que tiveram início no dia 1º de junho. Como parte das comemorações, ocorreu o Seminário “Diplomado de Masonería Internacional”, do qual o Secretário-Executivo da CMI, Geraldo Macedo, realizou a palestra de abertura. A solenidade comemorativa foi realizada em um ginásio e contou com mais de mil maçons presentes. Dentre elas, destacou-se a presença de autoridades maçônicas de várias Grandes Lojas do México, além de representantes das Grandes Lojas de New York, Guatemala, República Dominicana, Paraguai e Peru.

Desse modo, em dez dias, a CMI, por meio da Secretaria Executiva, se fez presente em quatro países de duas zonas distintas da confederação, promovendo a integração da Maçonaria Interamericana e compartilhando conhecimento com os irmãos sobre o propósito da CMI e tudo que tem sido feito e ainda será feito em benefício do desenvolvimento maçônico das confederadas e de suas relações entre si.