XXV Assembleia Geral Extraordinária da CMI

Slider

Entre os dias 23 e 26 de março deste ano de 2022, ocorreu na cidade de Lima, capital do Peru, a XXV Assembleia Geral Extraordinária da CMI – Confederação Maçônica Interamericana, na qual comemorou-se os 75 anos da confederação e os 140 anos da Grande Loja do Peru.

O evento, ocorrido nas dependências do centro de convenções do Sheraton Lima Hotel, teve sua abertura presidida pelo então Grão-Mestre da Grande Loja do Peru, Carlos Grados Lau, e foi dirigido pelo Secretário-Executivo da CMI, Geraldo Macedo, tendo como assuntos debatidos, dentre outros, os reflexos da pandemia de Covid-19 na Maçonaria e a imagem da Maçonaria perante a sociedade. Em seu discurso de abertura, o Secretário-Executivo fez um impactante discurso centrado em princípios como coragem, resiliência e união, os quais têm servido de pilares para os trabalhos da confederação e orientaram as ações dessa magnífica assembleia histórica.

Na oportunidade, o Secretário-Executivo e as diretorias que compõem a Secretaria Geral Permanente apresentaram seus relatórios de atividades, bem como planos de ações para o futuro.

Paralelamente à plenária de Grão-Mestres ocorreu o Seminário de Relações Exteriores, que contou com a participação dos Grandes Secretários e Chanceleres das potências confederadas presentes.

O evento foi concluído com a assinatura de 59 tratados de reconhecimento entre as potências confederadas, seguido da elaboração e leitura da intitulada “Carta de Lima”, pela qual a CMI se posiciona contrária à violência e em defesa da diplomacia e da paz entre os povos.

Também fez parte da rica programação a instalação do novo Grão-Mestre da Grande Loja do Peru, Eulogio Mario Carreras Vásquez que, conforme determina o estatuto da CMI, tomou posse como Presidente ao final da assembleia.

O balanço final de quatro dias de muito trabalho e, principalmente, fraternidade é um vislumbre do futuro promissor da Maçonaria Interamericana, graças à maior integração de suas potências, tendo a CMI como seu forte elo de união.