CMI e OEA – Organização dos Estados Americanos – firmam acordo

Slider

Hoje, 16 de março de 2022, é um dia de extrema importância para a Maçonaria de todo o Continente Americano. O Secretário Executivo da CMI, Geraldo Macedo, acompanhado de seu Adjunto, Edgar Sánchez, e do Diretor Geral, Rubens Franz, foram recebidos na sede da OEA, em Washington, DC, pelo seu Secretário-Geral, Luis Almagro.

Após um almoço, foi firmado o acordo de cooperação para que as duas instituições trabalhem conjuntamente em defesa da liberdade, da igualdade e da democracia em todo o continente. Em seguida, já foi realizada a primeira reunião de trabalho em prol desses princípios fundamentais.

Nas palavras do Secretário Geral da OEA, “nossos heróis da independência, muitos dos quais foram maçons destacados, com suas ideias, inspiraram as nações nascentes das Américas e honraram a Maçonaria na região. Seu legado, sua visão de futuro e seu caráter integracionista têm sido pilares essenciais para o funcionamento de nossa organização.”

Na ocasião, o Secretário Executivo da CMI, Geraldo Macedo, destacou que o objetivo da Maçonaria é “fazer feliz a humanidade “, mas que não há felicidade completa enquanto houver “povos em guerra, analfabetos submetidos ao trabalho escravo, fome, falta de liberdades, cidadãos vivendo sob o jugo de ditadores e sem acesso mínimo à educação”. E são esses os pontos em comum na razão de existir, tanto da CMI como da OEA.