CMI presente no Grande Oriente de Goiás

Slider

No último sábado, dia 22/01/22, o Secretário-Executivo da CMI, Geraldo Macedo, esteve em visita ao Grande Oriente de Goiás – GOG, confederado à COMAB, conhecendo suas instalações físicas e reunindo-se com sua alta administração. Na ocasião, participou da Instalação da Loja Benjamin Franklin Primeira #17, a primeira Loja do Rito de York no Estado de Goiás.

A cerimônia também contou com a presença do Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Distrito Federal – GLMDF, Armando Assumpção; do Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado de Goiás – GLEG, Tito Souza do Amaral; e do Grão-Mestre do Grande Oriente da Bahia – GOBA, Cassiano Moreno; sendo essas três potências confederadas à CMI.

Além dessas autoridades já citadas, o evento ainda contou com a presença do Secretário-Geral da COMAB, João Krainski Neto, do PGM da GLEG, Ruy Rocha e de representantes de outras potências, como do GOB e do GOSC, também confederadas à CMI.

Com esta nova loja, jurisdicionada ao GOG, o Rito de York passa a estar presente em todo o Centro-Oeste do Brasil. Ainda, na programação, ocorreu a inauguração do templo (Lodge Room) exclusivo para o Rito de York naquele palácio.

O Grande Oriente de Goiás, na pessoa de seu Grão-Mestre, Abdalla Obeid, manifestou seu interesse de, já tendo um tratado e fraternas relações com a Grande Loja de Goiás, integrar a CMI em um futuro próximo. Na ocasião, concedeu ao Secretário-Executivo da CMI, uma Comenda da Deferência Maçônica, bem como o título de Grão-Mestre de Honra daquela jurisdição, o qual também foi concedido ao Secretário-Geral da COMAB e os três Grão-Mestres presentes.  

Ao verificar in loco o trabalho justo e perfeito desenvolvido pelo Grande Oriente de Goiás e as fraternais relações deste com a GLEG e potências vizinhas, só nos cabe parabenizar a todos os irmãos de suas fileiras, bem como seu Sereníssimo Grão-Mestre, Abdalla Obeid, e demais irmãos que compõem sua Alta Administração, pelo belíssimo evento e seus esforços de expansão, mesmo frente à pandemia.