Viagem histórica do Secretário-Executivo da CMI ao México

Slider

A Confederação Maçônica Interamericana – CMI reúne mais de oitenta potências maçônicas de 26 países do continente americano, Caribe e Europa Latina, sendo atualmente a maior organização maçônica do mundo. E no último dia 24 de abril, as potências confederadas elegeram o Irmão Geraldo Macedo, PGM da Grande Loja do Mato Grosso, como seu Secretário-Executivo.

Uma das propostas do Irmão Geraldo para a CMI era a de conhecer um pouco da realidade maçônica nas diferentes regiões abrangidas pela confederação, ouvindo de perto as ideias, opiniões e sugestões dos irmãos, oportunizando assim um canal de intercâmbio de informações e conhecimento. E, passados menos de dois meses de sua eleição, a primeira jornada foi ao México, onde se concentra a maior parte das potências integrantes da Zona 1 da CMI.

A agenda teve início no dia 16 de junho, em Quintana Roo, um dos 31 “Estados Unidos Mexicanos”, nome oficial do México. A reunião ocorreu na sede da Grande Loja do estado, tendo como anfitrião seu Grão-Mestre, Enoel Isaias Pérez Cortez. Participaram da mesma os Grão-Mestres das Grandes Lojas de Nuevo León, Carlos Humberto Cervera Aguirre; de Yucatán, José Jesús Magaña Toledano; e de Campeche, Bernabe Humberto Muñoz Mejía.

No dia seguinte, 17 de junho, foi a vez da Grande Loja Valle de México, maior potência mexicana em número de lojas e membros, tendo sua sede na Cidade do México, capital federal do país, receber a comitiva da Secretaria-Executiva da CMI. A Valle do México convidou os irmãos do Moto Clube “Widows’ Sons” para realizar a escolta, seguida de recepção do Grão-Mestre, Cuauhtémoc Plascencia Albiter.

Já nos dias 18 e 19 de junho, em observância ao Solstício de Verão (hemisfério norte), ocorreu, na sede da Grande Loja do Estado de Zacatecas, um evento especial, conduzido por seu Grão-Mestre, Agustín Aguilera Miranda, e que contou com grande comitiva da Grande Loja da Flórida, liderada por seu Grão-Mestre, Jeffrey Foster, além de Grão-Mestres de 10 Grandes Lojas mexicanas:

  • Gerardo Guillén Reyes, Gran Logia del Estado de Aguascalientes;
  • Benjamín Woolfolk González, Gran Logia del Estado de Baja California;
  • Marcos Delgado Ríos, Gran Logia “Cosmos” del Estado de Chihuahua;
  • Alfonso Martínez Pimentel, Gran Logia “Benito Juárez” del Estado de Coahuila;
  • Andrés Magaña Moreno, Gran Logia “Suroeste” del Estado de Colima;
  • Ayax Cassian Valtierra, Gran Logia “Guadalupe Victoria”del Estado de Durango;
  • Israel Hernández Arriaga, Gran Logia del Estado de Guanajuato;
  • Carlos Humberto Cervera Aguirre, Gran Logia del Estado de Nuevo León;
  • José Enrique Córdova Reyes, Gran Logia del Estado de Querétaro;
  • Vicente Quezada Flores, Gran Logia del Estado “El Potosí”.

Já Guadalajara, capital do Estado de Jalisco e onde se encontra a sede da Grande Loja do Estado, a “Ocidental Mexicana”, foi o destino da reunião do dia 20 de junho, tendo por anfitrião o Grão-Mestre Fernando Valenzuela Michelle. A reunião contou ainda com os Grão-Mestres: Trinidad Espinoza Castro, de Sinaloa; Andrés Magaña Moreno, de Colima; Leonardo Martínez Pérez, de Nayarit; e Arturo Pérez Negron, de Michoacán. Na ocasião, debateu-se, dentre outros temas, a questão da maçonaria irregular no México.

E a jornada foi, enfim, concluída nos dias 21 e 22 de junho, em Veracruz, capital de Estado que leva o mesmo nome, importante região histórica e portuária, onde se encontra uma das mais antigas Grandes Lojas do país. Recepcionado por seu Grão-Mestre, José Gabriel Benítez Cabrera, o Secretário-Executivo teve a oportunidade de se reunir nesse evento com o Past Grão-Mestre da Grande Loja de Oaxaca, Juan Jesús Gopar Aguilar, e com os Grão-Mestres de: Chiapas, Alberto Aguilar Pereda; Morelos, Efrain Pichardo Belaustique; e Hidalgo, Luis Santillán Olvera.

Ao todo, em uma semana, a Secretaria Executiva da CMI se reuniu com 25 Grão-Mestres de Grandes Lojas regulares mexicanas e da Flórida, sendo que nem todas estão filiadas atualmente à CMI. O Secretário-Executivo contou ainda com a companhia do Irmão Cassiano Teixeira de Morais, Secretário-Geral da Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil e Presidente da Comissão de Informação para Reconhecimento da CMI; Jorge Henrique Valle dos Santos, Secretário de Relações Exteriores da Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil e da Grande Loja Maçônica do Estado do Espírito Santo; além dos Grão-Mestres brasileiros: Armando Assumpção, da Grande Loja Maçônica do Distrito Federal, e Eleusino Ataíde Passos, da Grande Loja Maçônica do Estado de Mato Grosso.

Essa agenda exaustiva mostrou-se extremamente proveitosa em sua missão de conhecer a maçonaria mexicana, ouvir irmãos e lideranças, compartilhar experiências e mostrar que, mais do que nunca, precisamos superar as barreiras históricas e geográficas, de modo a trabalharmos juntos na construção de uma maçonaria regular mais colaborativa e inovadora, em especial quanto às suas comunicações e relações.